Contate-nos: (11) 3031-9992   /   contato@editoracuore.com.br   

O renomado professor e escritor, autor com mais de 25 milhões de livros vendidos, HERMÍNIO SARGENTIM, realizou no dia 26 próximo passado,  no SALÃO DE EVENTOS DO HOTEL DAS DRACENAS, em Dracena/SP, palestra e formação para  professores dos municípios de Flora Rica , Paulicéia e Flórida Paulista,  e colégios convidados da Rede Particular de Ensino, como o Colégio Objetivo de Dracena , com o tema:   LIVROS MÓVEIS – JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL ,  que trata sobre sua metodologia, da utilização de recursos facilitadores para desenvolver a competência leitora, com atividades lúdicas que propiciem acrescentar novas vivencias ao conteúdo ensinado em sala de aula.

O autor encantou a todos com sua explanação clara e  dinâmicas  demonstrando a   grande importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem

“a criança é um ser lúdico, o jogo é um constante desafio com um objetivo claro, a competição desenvolve o controle emocional e a criança torna-se um agente do processo ensino aprendizagem , ressaltou o autor ao iniciar sua palestra“.

Apresentando  todos os seus  10 livros móveis, iniciou com o tema ALFABETIZAÇÃO (LIVROS MÓVEIS, do alfabeto, das palavras, das frases, dos desenhos, das cantigas e a palavra está ), e concluiu com  PRODUÇÃO DE TEXTOS  (LIVROS MÓVEIS ,  faz de conta, era uma vez...., e assim a história se faz).

Os LIVROS MÓVEIS desenvolvidos pelo autor encantaram os educadores presentes , pois além de atender as diferenças individuais e os vários níveis de aprendizagem dos alunos , é um material versátil como apoio ao aluno e suporte ao professor  .

O evento com duração de 4 horas, motivou aos participantes utilizar esta ferramenta como recurso facilitador.

Na ocasião Herminio Sargentim, autografou seu  livro de literatura infantil “ O PATO  E PATA “ , indicado para educação infantil,  seu primeiro trabalho como ficcionista .

PROFESSOR E ESCRITOR HERMÍNIO SARGENTIM FALA A EDUCADORES EM DRACENA

PROJETO DE LEITURA DE FLORIDA PAULISTA ENCANTA!

O projeto de leitura do município de Florida Paulista, implantado pelo Prefeito Maxsicley Grison, juntamente com toda a equipe da Secretaria de Educação do Municipio, apresentou na quinta feira última os trabalhos e criações desenvolvidas pelos alunos.

Os presentes ao evento, elogiaram o brilhante desempenho dos alunos e se encantaram com cada apresentação.

"É uma demonstração de competência da administração e dos professores da Secretaria de Educação, aliada ao interesse e motivação dos alunos, que demonstraram estar inseridos no mundo da leitura, através das atividades desenvolvidas e apresentas", salientou a escritora Tania Veiga Judar, que teve participação ativa na formação dos professores nesse primeiro ciclo.

Educadores presentes também salientaram o entusiasmo com que as crianças participaram do Projeto de Leitura. "É um momento mágico, assistir essas apresentações incríveis, dessas crianças, que adotaram o projeto e se empenharam o máximo no seu desenvolvimento", salientou uma professora presente ao evento.

Ouvido, o Prefeito disse que sentiu-se orgulhoso em saber que o Projeto de Leitura teve todo esse sucesso. "Eu esperava sinceramente que esse projeto daria bons frutos e foi o que aconteceu, superando as expectativas de todos nós. Estao de Parabéns o corpo diretivo da Educação, bem como todos os nossos professores, que não mediram esforços e entenderam a importância da criança adquirir o habito da leitura" enfatizou o Prefeito.

Flórida Paulista é mais um município em nossa região que deu a devida importância na formação de leitores para seus alunos.

 

Autora  fala sobre Projeto de Leitura:

Após o evento a autora Tania Veiga Judar falou sobre o Projeto de Leitura do Município

 

 

- O que a autora achou nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos?

 

Autora: Demonstrou que o efetivo incentivo à leitura, que é o despertar do prazer de ler, compreender e realizar a interpretação dos textos foi atingido.

Pela motivação dos alunos e pelos trabalhos apresentados, percebe-se que os objetivos foram alcançados, o que é muito gratificante para um autor e acredito por  aqueles  es que viabilizaram e trabalharam  pelo projeto

 

- Você acredita que projetos como este podem modificar o futuro destes alunos?

 

Autora: Com certeza, o aluno que desenvolve o prazer pelo hábito da literatura, será um cidadão diferenciado  e consequentemente um profissional com melhores  perspectivas.

 

 

- Você acredita que doar livros propicia o hábito da leitura?

Autora: O acesso aos livros é fundamental, mas esta mediação pelos educadores e a participação da comunidade que presenciamos hoje é o caminho para o sucesso deste sonho que é ter um país leitor com educação de qualidade.

A doação de livros às crianças é um incentivo fantástico para que a criança inicie no mundo da leitura com sua primeira biblioteca.

 

No dia 26 de outubro, último os educadores do Município de Flora Rica,  receberam na EMEFI Prof. Armando Lopes Moreno , a mestre em literatura autora e escritora Tania Veiga Judar, para o 2º Módulo do curso de FORMAÇÃO DE PROFESSORES, referente ao PROJETO “ UMA VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA“,  que consiste na entrega de kits  literários aos alunos, buscando a iniciação ao hábito da leitura, formando assim  novos leitores e  incentivando  a formação de escritores  desde a infância.

O PROJETO implantado no município, através da brilhante iniciativa do PREFEITO MUNICIPAL, Paulo  Rogério Florentino, e implementado pela equipe da Secretária Municipal de Educação, Profa.  Neusa Mazaro , inclui também o desenvolvimentos de projetos temáticos de acordo com os livros constantes nos kits como , sócioemocional, meio ambiente e alimentação saudável .

Devido ao tema alimentação saudável e sustentabilidade fazerem parte deste trabalho, autora do Livro “ Nós adoramos as segundas feiras “ , Tania Veiga Judar,  palestrou também para a equipe de alimentação escolar , onde os profissionais da merenda, receberam informações e um “ GUIA PARA PROFISSIONAIS DA ALIMENTAÇÃO “ com receitas práticas.

Todos os professores e equipe pedagógica , receberam o “ GUIA PARA ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR “, desenvolvido exclusivamente para o  kit literário de Flora Rica.

“Envolver toda a equipe escolar e a comunidade neste importante assunto que é a preservação do meio ambiente e alimentação saudável , é de suma importância para a redução do consumo e melhoria da qualidade de vida,  o município está de parabéns pela iniciativa e desenvolvimento deste importante projeto “  ressaltou a escritora.

A diretora da escola Sra. Liliane Borges da Silva Marangoni,  participou dos trabalhos, acompanhando  os educadores e reforçando que a gestão escolar , esta  empenhada nesta tarefa de formar novos leitores  e conscientizar  o alunos na  formação de cidadãos conscientes da necessidade de atuar na melhoria e preservação  do planeta.

FLORA RICA - UMA VIAGEM AO MUNDO DA LEITURA

Autora Tânia Veiga Judar com o prefeito Maxsicley Grison

Momento de apresentação dos alunos de Florida Paulista

Professores e Equipe de alimentação com a autora Tânia Veiga Judar.

Formação dos professores em Flora Rica.