Contate-nos: (11) 3031-9992   /   contato@editoracuore.com.br   

Notícias:

FLORA RICA - UMA VIAGEM AO MUNDO DA LEITURA

No dia 26 de outubro, último os educadores do Município de Flora Rica,  receberam na EMEFI Prof. Armando Lopes Moreno , a mestre em literatura autora e escritora Tania Veiga Judar, para o 2º Módulo do curso de FORMAÇÃO DE PROFESSORES, referente ao PROJETO “ UMA VIAGEM NO MUNDO DA LEITURA“

 

PROJETO DE LEITURA DE FLORIDA PAULISTA ENCANTA!

O projeto de leitura do município de Florida Paulista, implantado pelo Prefeito Maxsicley Grison, juntamente com toda a equipe da Secretaria de Educação do Municipio, apresentou na quinta feira última os trabalhos e criações desenvolvidas pelos alunos.

Cenas do Livro "O Amor não tem cor"
Texto de Maria Antonia Pietrucci Gonzalez
Ilustrado por Saramello.

O Projeto propõe a formação de novos leitores autônomos e competentes, capazes de fazer uso efetivo da habilidade de leitura dentro da escola e no contexto social em que vivem.
 

A gestão democrática da escola, os materiais literários adequados e a formação do professo são fatores determinantes para a qualidade social da educação.
 

O Ministério da Educação vem desenvolvendo, em parceria com os municípios, uma proposta de ação pública e conjunta de formação de leitores e de incentivo à leitura, que tem por principio proporcionar melhores condições de inserção dos alunos na cultura letrada, no momento de sua escolarização.

Com a proposta deste projeto, os gestores públicos podem incentivar o desenvolvimento da competência leitora, possibilitar às escolas melhores índices do IDEB, obtendo assim, maior destaque ao trabalho que o gestor desenvolve em seu município.

A qualidade da educação, o acesso ao livro e a formação de leitores é possível ser implantada por meio da distribuição de KITS DE LEITURA. Ao ter a posse dos livros, o aluno poderá dar continuidade ao projeto de formação de leitores em casa, envolvendo também a família, os vizinhos e amigos.

"Para as crianças, o livro é todo um mundo.
Lembro-me de como vivi dentro de um.
Robinson Crusoé.

Ainda acabo fazendo livros onde nossas crianças possam morar.
Não ler e jogar fora; sim morar, como morei no Robinson."

Monteiro Lobato

O projeto visa aperfeiçoar e valorizar o aluno, através da linguagem artística, literária, histórica, e a compreensão do seu papel no futuro da nação. Enfoca ainda, o ato de ler como ponto de partida para construção do pensamento lógico, e, com isso, possibilita a capacitação do aluno em construir suas relações.

Trata-se do projeto formação de leitores, onde cada aluno levará para casa uma sacola com um kit contendo livros que servirão como início de sua "biblioteca".

Os professores são os principais agentes na promoção da prática de leitura, mas e necessário que a família e a comunidade sejam integradas e possam participar ativamente desse Projeto. A escola será um espaço importante de leitura e a casa onde as crianças moram será sua primeira biblioteca.

O LIVRO E SUA LEITURA desenvolvem a COMPETÊNCIA LEITORA e incentivam o aluno a perceber de forma prazerosa, que LER é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma atividade da escola.

  • Incentivar a formação de LEITORES do Município.

  • Acrescentar ao cotidiano escolar a prática de leitura de livros como prioridade no processo de aprendizagem.

  • Exercitar a leitura para que seja fundamental na formação do seu senso crítico e de sua cidadania.

  • Tornar mais rico o conteúdo interdisciplinar e a consequente melhoria no aprendizado global.

  • Auxiliar o aluno no processo de construção da sua identidade e na formação de valores próprios.

  • Incentivar a formação de leitores fora da rede escolar.

  • Trabalhar a leitura com diferentes objetivos buscando informações, prazer e aprendizado em uma comunicação mais adequada.

  • Desenvolver as habilidades linguísticas:

    • Fazer;​

    • Escutar;

    • Ler;

    • Escrever.

  • Transformar o Município em um Município Leitora

OS RESULTADOS ESPERADOS DO
PROJETO DE LEITURA.

FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES

SARGENTIM EM DRACENA  
 

O renomado professor, escritor e autor, HERMÍNIO SARGENTIM, realizou, no dia 26 de outubro de 2016, em Dracena-SP, uma palestra e formação para professores.